Existem pessoas que ganham dinheiro comprando e vendendo carros. Outras, comprando e vendendo imóveis. Também têm aqueles que lucram comprando e vendendo ações. De fato, todos esses ramos de negócio podem ser muito vantajosos. Mas agora, te convido a fazer um exercício: já parou para pensar que quem trabalha com licitação pública faz a mesma coisa, e com a possibilidade de faturar ainda mais?
Isso porque, eles compram os produtos de um fornecedor e vendem para o governo com uma margem de lucro muito boa. Só para você ter uma ideia, o mercado de vendas para o governo movimenta mais de R$100 bilhões por ano. É ou não é um bom negócio atuar neste ramo?
Quer saber mais sobre o assunto e aprender como ganhar dinheiro vendendo para o governo? Então, leia esse artigo até o final.
Licitação na prática: vender para o governo é um bom negócio?
Veja, todo negócio, seja ele de produtos ou serviços, funciona da mesma forma. Por exemplo, vamos supor que você seja um empresário do ramo de calçados. Certamente, você vai precisar comprar a matéria prima ou o produto de um fornecedor para revender, certo? Isso é o que chamamos de mercado tradicional.
O que ocorre neste modelo de negócio é que, muito antes de você começar a vender de fato, você vai precisar ter o produto; o espaço físico para ter um estoque; funcionários; meios de pagamento; ações de marketing, entre outros. Ou seja, você precisa investir alto no início para vender muito depois.
Agora, quando falamos em vendas para o governo e em licitação, toda essa dinâmica é alterada. E para melhor! Sabe por quê? O governo simplesmente anuncia o que ele quer comprar. Ou seja, você não precisa mostrar ou oferecer para ele o seu produto ou serviço. Todos os dias, diferentes órgãos públicos de todo país divulgam suas necessidades de compra. Às empresas cabe participar das licitações e vender o que o governo está dizendo que quer comprar.
A sua empresa pode vender para o governo
Seja você MEI, ME, Eirelli, Epp, não importa. Toda empresa, independente do porte, pode participar de licitações e ter o governo como cliente. Ou seja, mesmo que o seu negócio esteja no início, você pode atuar com licitação. A boa notícia é que você não precisa de espaço físico, nem de estoque, mão de obra ou marketing. Nem o produto você precisa ter.
Isso porque, os editais informam quais as datas de entrega para aquele contrato. Deste modo, você tem tempo de, assim que vencer uma disputa, receber o empenho e somente então acionar um fornecedor para comprar o item em questão e entregar ao órgão. O mais legal disso tudo é que a margem de lucro neste mercado gira em torno dos 20%. Agora, pense nisso considerando que você não tem custo nenhum para efetuar essa venda.
Bem, em linhas gerais, vender para o governo é a certeza de bons negócios e dinheiro no bolso, uma vez que o governo só pode comprar se tiver previsão orçamentária para a compra. Isso significa que o seu pagamento estará sempre garantido, dentro de um processo totalmente transparente e seguro.
O governo compra de tudo
Das pequenas coisas até as maiores. O governo precisa comprar absolutamente tudo e em grandes quantidades. Portanto, uma caneta pode ser a oportunidade perfeita para você faturar alto com a sua empresa.
Além disso, trata-se de um mercado que nunca para de comprar. Afinal, os serviços públicos precisam ser prestados à população a todo momento, seja na saúde, segurança ou educação. Entende a dimensão disso tudo?
E mais: neste nicho não há barreira geográfica. Você pode vender para todos os cantos do País. Você só precisa ter um computador com internet, porque todo o processo é totalmente online.