Se você chegou a esse conteúdo, com certeza já conhece o mercado mais promissor que existe e deve estar buscando maneiras de sair na frente da concorrência e faturar alto vendendo para o governo, certo? Ora, você também já deve saber que quando falamos em licitações públicas, nada tem a ver com jogo do preço. Ao contrário, vence aquele que possui a melhor estratégia. É por isso que é imprescindível conhecer os seus concorrentes para estar sempre um passo à frente. Mas você sabe o que fazer para ter vantagens sobre eles? É disso que vamos tratar neste conteúdo. Hoje, você vai finalmente aprender como analisar concorrentes utilizando Siga Pregão, a ferramenta mais completa que existe quando falamos em vendas para o governo. Preparado? Então, boa leitura!
Nunca será o jogo do preço
Como dissemos acima, não é o preço que determina os rumos de uma licitação, mas a estratégia para chegar até ali. É comum vermos, por exemplo, empresas que baixam os valores do produto ou serviço, vencem a disputa, mas não ganham o contrato. Isso porque muitas priorizam o custo, quando na verdade deveriam priorizar as regras descritas no edital.
Para não cair no erro comum, é preciso dominar as regras e conhecer bem o seu concorrente. Quer saber como? A ferramenta do Siga Pregão vai te ajudar. Veja mais adiante.
Como analisar concorrentes utilizando Siga Pregão; por dentro da ferramenta
Chegou a hora de finalmente você entender como conhecer o seu concorrente e estar sempre um passo à frente no momento da disputa. A seguir, você vai conhecer o passo a passo de como usar a ferramenta do Siga Pregão para ter sucesso no mercado de vendas para o governo.
Passo a passo
Logado na ferramenta, acesse, no menu superior, a opção Análise. Em seguida, escolha Pesquisar Itens. Ao clicar, você terá acesso a uma tela com uma série de filtros para refinar a sua pesquisa. Neste espaço, você poderá pesquisar pela descrição do item que você deseja saber mais, por estado, por UASG ou por situação, isto é, se foi aceito e habilitado; cancelado na aceitação; cancelado por inexistência da proposta, entre outros.
Além disso, você também tem a opção de pesquisar por uma empresa específica, caso você tenha o CNPJ dela, ou ainda por uma marca específica, um fabricando ou um modelo.
Outras opções têm a ver com o período de abertura do item e se a empresa que você está pesquisando venceu o contrato ou foi desclassificada ou desabilitada.
Analisar concorrentes utilizando Siga Pregão: testando a ferramenta
Você pode testar a ferramenta utilizando qualquer um dos filtros citados acima ou todos eles. Imagine, por exemplo, filtrar um produto como o arroz. Então, na descrição você preenche o campo com o nome do item e coloca o período que você quer pesquisar.
Quando você clica em “pesquisar”, o Siga Pregão reúne e traz para você todas as licitações com o item arroz naquele período determinado por você. Assim, você poderá obter todas as informações sobre determinada disputa e seu possível concorrente. Para isso, basta clicar na licitação que você deseja se aprofundar na pesquisa.
Quer entender esse passo a passo na prática? Clique no vídeo e veja em detalhes!