Você sabia que não é preciso pagar nada para abrir um MEI e se tornar um microempreendedor individual? Mas você sabe o que fazer, que passo a passo seguir e ao que você precisa se atentar na hora de abrir o seu? Não? Então, vem com a gente porque esse conteúdo e esse vídeo foram feitos para você.
O que é o MEI?
O MEI é a abreviação para Microempreendedor Individual. Trata-se da maneira mais simples, rápida e desburocratizada de uma pessoa formalizar a abertura de uma empresa para começar a empreender.
Não se engane! Se tornar Microempreendedor Individual é totalmente gratuito
O MEI foi pensado, como adiantamos acima, para ser uma possibilidade mais simples e rápida para se formalizar um negócio. Para tanto, a abertura dele é totalmente gratuita. O que muitas vezes ocorre, no entanto, é que como todo o processo de abertura pode ser feito via internet, alguns sites induzem as pessoas a pagarem por essa solicitação.
Ocorre da seguinte forma: algumas empresas pagam por anúncios no Google para estarem sempre em primeiro lugar nas pesquisas de busca. Além disso, elas dão a entender que fazem parte do governo, o que não é verdade. Essa interpretação equivocada faz com que muitas pessoas acabem pagando pela abertura do MEI, o que não deveria acontecer, afinal, ele é gratuito e todo o processo pode ser feito via internet.
Agora, claro que você pode escolher pagar para que um contador faça esse processo por você. Ainda assim, o que precisa ficar claro é que você pode pagar pelo serviço, mas não pela abertura em si.
Como abrir um MEI gratuitamente
Para abrir gratuitamente o seu MEI você pode pesquisar no Google por “mei”, mas preste muita atenção nas opções que aparecerão para você. Isso porque, o governo não faz anúncio. Ou seja, as primeiras opções de resultado são de empresas que estão anunciando esse serviço. Ou seja, elas certamente cobrarão pela abertura do MEI.
O endereço eletrônico correto, portanto, é o www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor. Depois de acessá-lo, clique na opção “quero ser MEI”. Esta página orienta sobre tudo o que você precisa para abrir o seu MEI, como RG, CPF, título de eleitor etc.
Assim que tiver tudo em mãos, clique em “Formalize-se”. Depois, basta preencher os campos indicados.
Ah e uma notícia boa: no momento de escolher os ramos de atividade da sua empresa, os chamados CNAE’s, você pode escolher até 15 diferentes. Além disso, você também pode alterá-los quando quiser se acaso você mudar de ramo de atuação. Bacana, né? E aí, curtiu essas dicas? Clique aqui pra saber mais sobre o assunto.