Você ouviu falar do mercado promissor de vendas para o governo e está curioso para trilhar esse caminho? Então, você veio ao lugar certo. Neste artigo vamos te contar absolutamente tudo sobre o assunto. Você vai aprender de vez como começar nas licitações e dar upgrade no seu negócio. Preparado? Então, caneta e papel na mão.
Aprenda como começar nas licitações e vender para o maior comprador do Brasil
Como começar nas licitações públicas? Como vender para o governo, o maior comprador do Brasil? Você que é empresário ou você que simplesmente curtiu esse mercado e quer empreender, muito provavelmente tenha essas dúvidas.
Quando se fala em vendas para o governo, é muito importante entender como funciona o processo de compra dos órgãos. Este é um dos princípios fundamentais para quem vai atuar neste mercado. Afinal, ele difere um pouco do tradicional.
Vamos começar com um exemplo simples: quando você precisa ir ao mercado fazer as compras do mês, certamente você monta uma listinha com tudo o que precisa comprar, com os detalhes específicos de cada produto, e estabelece um teto para o gasto com os itens, certo? Pois bem. Funciona exatamente assim com o governo.
Todos os órgãos públicos possuem as suas necessidades de compra e um orçamento para comprar. Por isso, eles contratam fornecedores de produtos e serviços para suprir essas necessidades. É importante dizer que para cada compra existe uma justificativa que precisa ser feita, o porquê daquela compra.
Assim, o órgão abre um edital e específica nele todas as características do produto ou serviço que ele necessita, além de delimitar o valor que poderá ser gasto com a compra.
Diferente do mercado tradicional, o governo anuncia o que ele quer comprar
O governo não vai ao mercado com uma listinha para comprar o que precisa. Diferente do tradicional, ele anuncia o que deseja comprar e o valor máximo que poderá pagar pela compra. Assim, os fornecedores que se interessarem em vender para ele, devem participar da licitação e da disputa.
Importante salientar que: toda empresa pode participar de licitações. Então, se você for um MEI, por exemplo, tem o seu direito garantido para participar de pregões e dispensas eletrônicas, bem como de outras modalidades de licitação. Também não importa o tempo de existência da sua empresa. Ou seja, se você abrir um MEI agora, você já pode participar de licitações, basta realizar os cadastros e credenciamentos necessários. Veja como.
O que você pode vender para o governo?
Absolutamente tudo! Mas o mais importante é: você tem que vender o que o governo está querendo comprar. Exatamente isso. Afinal, ele diz a você diariamente quais são as suas necessidades de compra. Portanto, a você cabe:
- escolher a oportunidade mais estratégica para o seu negócio;
- mapear fornecedores parceiros e com bom histórico;
- estudar uma boa composição de preço;
- participar da licitação;
- ganhar;
- receber o empenho;
- comprar o produto do seu fornecedor;
- E organizar a entrega do produto ao órgão.
Em linhas gerais, você não precisa ter o produto em mãos para vendê-lo, também não precisa de estoque, nem de espaço físico, nem mão de obra e nem investimento em marketing. Basta seguir o caminho acima listado.
Quando e quais modalidades de licitação participar
Se você abriu um negócio há pouco tempo ou se está entrando agora neste mercado, o ideal é que você inicie essa trajetória participando de dispensas eletrônicas. Isso porque esta é uma modalidade de licitação menos burocrática e mais rápida. Trata-se de um processo acelerado porque é destinado a compras emergenciais e de valor mais baixo.
Deste modo, não há exigências de certos documentos, como atestados de capacidade técnica, por exemplo. Além disso, participar das dispensas é uma ótima oportunidade para você aprender na prática todo o processo e ganhar musculatura.
Agora, se sua empresa já for mais madura e com expertise, você pode e deve apostar nos pregões eletrônicos. Afinal, tratam-se de editais sem limitação de valor. Isso significa que logo no seu primeiro contrato você pode faturar milhões.