O que eu posso vender para o governo?

O mercado de vendas para o governo é um dos mais vantajosos e lucrativos se comparado ao mercado tradicional. Isso porque não é preciso ter estoque, nem espaço físico, funcionários ou até mesmo o produto. Quando falamos em ter a administração pública como cliente, estamos falando em: vender primeiro, comprar o produto e entregar depois. Mas aí, você deve estar se perguntando: o que eu posso vender? Fique tranquilo porque é exatamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje!

Vendas para o governo: as vantagens deste mercado

A informação mais importante que você precisa saber hoje é: qualquer empresa pode vender para a administração pública. Seja MEI, ME, Eireli, Epp, não importa. Isso significa que independente do porte da sua empresa, você pode vender para o governo. Inclusive, existe um incentivo do governo para que micro e pequenas empresas atuem neste mercado. 

Só para você ter uma ideia do quão vantajoso é este nicho, os órgãos públicos movimentam, em média, R$100 milhões por ano adquirindo os mais variados produtos e serviços.

O mercado que não tem crise

Antes de tudo, tenha em mente que o mercado de vendas para o governo não tem crise. Isso é verdade porque o governo não pode deixar de adquirir produtos e serviços, uma vez que ele precisa manter a máquina pública funcionando, sem interromper atividades essenciais para a população. 

Além disso, as contratações são cíclicas. Isto é, as necessidades de compras são periódicas. Logo, você sempre poderá ter um contrato ativo com o órgão. Imagine, por exemplo, um hospital. A cada determinado período será preciso adquirir medicamentos, certo? É por isso que trata-se de um mercado que não para de comprar.

Como saber o que o governo quer comprar

Vamos saber, na prática, como isso funciona? De início, você já precisa acessar o maior portal de compras públicas do País, o Portal de Compras do Governo Federal. Dentro dele, procure pela opção “consultas”. Neste espaço você consegue filtrar sua pesquisa por produto e descobrir o que o governo já comprou e tem comprado. Isso é importante para que você compreenda o mercado e qual produto ou serviço pode ser mais vantajoso para você. 

Existe uma outra forma de realizar essa busca de maneira mais prática e eficiente, que é através do Siga Pregão, uma ferramenta que automatiza as oportunidades para você. Com ele, é possível qualificar a sua busca por produto, ano, localização etc. 
Viu como é mais simples do que parece? Agora que você já sabe das vantagens em ter o governo como cliente, fique ainda mais por dentro do assunto acessando outros conteúdos do nosso Blog.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
plugins premium WordPress