Quer saber como receber alertas de licitação e ficar sempre à frente da concorrência ao participar de pregões públicos? Leia esse texto até o fim e pare de fazer as coisas como no século passado.
Em primeiro lugar, receber alertas de licitações, tanto de novos editais quanto de impugnações, convocações e outros é fundamental para que você não saia do jogo.
Vou contar uma história de como um colega se deu mal por não ter acompanhado os alertas. Sua empresa tinha um contrato milionário com um órgão público e, em uma das vezes que participava da licitação, não acompanhou o processo e ignorou o alerta de que o edital estava impugnado.
Para ele, estava tudo bem, mas quando foi conferir, viu que o novo edital já tinha sido publicado, encerrado e sua empresa não estava participando. Eles não participaram da licitação por desatenção. Resultado: perdeu um contrato de R$ 15 milhões. Depois disso, ele contratou nossos serviços.
Por outro lado, teve uma licitação da qual participamos que ficamos em 15º lugar. O órgão emitiu o alerta para os 14º primeiros colocados e ninguém viu! Todo mundo que estava na nossa frente foi desclassificado. Como estávamos acompanhando o processo com atenção, nossa empresa venceu a licitação.
Quer saber detalhes destas e de outras histórias, neste vídeo falo mais sobre os riscos de não prestar atenção nos alertas.
São várias histórias de empresas que triplicariam, multiplicariam seu faturamento vendendo para o governo, mas, por não acompanharem licitações, impugnações, convocações e demais alertas, acabam perdendo negócio.
Formas de ficar atento aos alertas de licitação
Mas como fazer para se manter antenado com as informações necessárias e precisas?
Há duas maneiras de ficar atento aos alertas de licitação: a primeira é manter um funcionário exclusivo ou um responsável que se comprometa; a outra, que particularmente considero a melhor alternativa, é automatizar o processo com um software.
Uma das vantagens do software é que ele substitui pelo menos 4 funcionários, atuando na análise do mercado, na disputa, acompanhando as convocações e até participando, dando lances. Isso em tempo integral, ininterruptamente.
Aqui nós utilizamos o Siga Pregão, que mapeia oportunidades diariamente, em mais de 15 portais, possui jornais de licitações, emite todos os alertas e dá lances automaticamente, além de uma série de recursos fantásticos. Só minha empresa já faturou mais de R$ 1 bilhão com a ajuda do software. Isso sem contar nossos alunos do curso Licitante Extremo, que não trocam o Siga Pregão por nada.
Assista ao vídeo em que mostro alguns recursos importantes do Siga Pregão, entre eles, o de alertas de licitação.
Esta foi a dica do artigo. Pare de fazer tudo manualmente, perdendo pregões e deixando passar alertas essenciais. Automatize o processo com o Siga Pregão.