Mitos e verdades sobre vendas para o governo

Você tem curiosidade e interesse em vender para o governo, mas já ouviu muita coisa sobre esquema, corrupção, carta marcada etc? Tudo bem, esses assuntos são bem comuns neste meio. No entanto, é preciso saber exatamente os mitos e verdades sobre vendas para o governo. 

Isso porque, algumas pessoas repassam informações porque “ouviram falar”. Ou seja, nem sequer procuram pesquisar a veracidade do que foi dito. Assim, o que era apenas um boato se transforma em verdade absoluta. Porém, não passa do famoso fake news.

O problema é que essa desinformação pode estar atrapalhando você e o seu negócio a lucrar alto no mercado mais promissor que existe. Por isso, preparamos esse conteúdo, para te ajudar a não cair nesse papo e saber distinguir o que é fato e o que é fake. Vamos lá? Boa leitura!

Descubra agora os 8 mitos e verdades sobre vendas para o governo

1- O governo é o maior comprador do Brasil?

Vamos começar a desvendar os mitos e verdades sobre vendas para o governo com essa pergunta simples, porém extremamente importante: E aí, você acha que o governo é ou não é o maior comprador do Brasil? Se sua resposta for sim, você acertou! Não é mito, é verdade. O governo movimenta, por ano, mais de R$100 bilhões comprando todo tipo de produto e contratando todo tipo de serviço que ele precisa para manter a máquina e os serviços públicos funcionando. 

2 – Somente grandes empresas podem vender para o governo

Este, sem dúvida, é um dos maiores mitos sobre o mercado de vendas para o governo. Isso porque, trata-se de um mercado democrático. Ou seja, empresas de todo e qualquer porte podem sim ter o poder público como cliente. Então, se você for MEI, ME, Epp, Eireli ou qualquer outra, você pode participar de licitações públicas e faturar alto. Inclusive, existem oportunidades exclusivas para micro e pequenas empresas. Uma outra informação muito importante é que o tempo de vida da sua empresa também não interfere neste mercado, ok?

3 – Tudo é carta marcada. Tem que ter esquema

Mito! Quando falamos em licitações públicas, sejam elas pregões, dispensas eletrônicas ou outra modalidade, todo o processo é transparente.Inclusive, você consegue acompanhar todas as etapas, desde a divulgação do edital, até a execução do contrato. Tudo de forma totalmente online. 

4 – O governo não paga

Este, sem dúvida, é um dos grandes mitos deste mercado. Por ser o maior comprador do País, o governo também é o maior pagador. Isso porque, existe um orçamento previsto para todas as compras. Assim, antes de comprar qualquer produto ou serviço, o governo faz o empenho, que se compara a emissão de um cheque. Veja, ele não pode fazer isso sem dinheiro em caixa. 

5 – A empresa precisa de muito dinheiro para vender para o governo

Outro grande mito! No mercado tradicional, isso sem dúvida seria verdade. Mas no de vendas para o governo, isso não se aplica. Sabe por quê? Para vender para a administração pública você não precisa ter estoque, nem um espaço físico, muito menos investimento em marketing. Você precisa sim de um computador conectado à internet. E só! Entenda melhor neste conteúdo. 

6 – Posso vender o que o governo quer comprar

Verdade! O governo anuncia todos os dias o que ele quer comprar. E o cliente que anuncia o que quer comprar realmente compra. Cabe a você e a sua empresa, pesquisar o que está sendo divulgado pelo órgão e se cadastrar na oportunidade que mais tenha a ver com você e o seu negócio. 

7 – O governo só compra produto ruim

Mito! Nos editais de licitações, o governo descreve exatamente como deve ser o produto ou serviço que ele quer comprar. Ele compra, portanto, por especificação. A lógica é semelhante às compras que fazemos para casa. Ou seja, existe uma lista de itens necessários e um orçamento máximo para ser gasto. O que ocorre, na verdade, é que algumas empresas “aventureiras” tentam vender produtos ruins ao governo. Mas isso vem se tornando cada vez mais raro justamente pelo processo transparente e acessível para todos os brasileiros.

8 – A empresa não precisa de estoque, contratar funcionário ou gastar com marketing

Verdade e nós já te demos um spoiler sobre isso ali em cima. De fato, vender para o governo é assim: você não precisa ter estoque, mão de obra, aluguel e por aí vai. Lembre-se de que o governo anuncia o que quer comprar. A você cabe participar da disputa, vencer, aguardar o empenho e somente então comprar produto de um fornecedor parceiro. 

E aí, você se surpreendeu com algum mito e verdade que trouxemos aqui? Saiba que todos os nossos conteúdos são recheados de informações como esta que você acabou de ler, justamente para te ajudar a trilhar o caminho mais rentável que existe hoje. Então, fique atento às novidades do nosso Blog. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Como descobrir licitações?

Se você quer expandir seu negócio e aproveitar as oportunidades que o governo oferece, descobrir licitações é o primeiro passo. Anualmente, o governo brasileiro gasta

Leia mais »
plugins premium WordPress