Se você está iniciando agora no mercado de vendas para o governo deve estar cheio de dúvidas sobre como e onde encontrar editais de licitação para se inscrever, certo? Mas fique tranquilo, afinal, esta e outras dúvidas semelhantes são muito comuns neste estágio inicial.
A verdade é que “garimpar” essas informações nem sempre é fácil, mas existem ferramentas que podem auxiliar nessa busca. Mais importante do que procurar editais, é encontrar o que mais tem a ver com o seu mercado e segmento.
Além disso, não basta cadastrar uma proposta no primeiro edital que encontrar por aí, mas ter a certeza de que cumprirá tudo o que foi estabelecido no certame.
Por isso, reunimos aqui informações que podem te ajudar a encontrar o edital certo para você. Vamos lá?
Onde encontrar editais de licitação: primeiros passos
Se sua empresa já possui todos os documentos exigidos para participar das licitações públicas, chegou a hora do “garimpo”. Exatamente. Este é o momento de procurar os editais que melhor se encaixam no produto ou serviço que você vende.
De modo geral, para encontrar os editais abertos, basta buscar por portais de compras governamentais, onde praticamente todos os dias são lançadas novas oportunidades.
Dentro desses portais, você pode selecionar a opção de ser notificado sobre produtos do segmento do seu negócio, escolhendo a região de fornecimento do seu interesse.
Existem dois exemplos de plataformas muito conhecidas quando o assunto é busca por licitações: o Comprasnet e o Licitações-e.
O ComprasNet é um portal de compras de serviços do Governo Federal, que têm parcerias entre entidades públicas e privadas. Todos os dias, mais de 300 licitações são disponibilizadas neste sistema.
Já o Licitações-e.com.br é uma plataforma disponibilizada pelo Banco do Brasil, em parceria com prefeituras, secretarias e outras entidades. Essa plataforma também reúne editais abertos em todo país.
Existem ainda sites e aplicativos que facilitam essa busca, compilando e reunindo os principais editais para que você otimize seu tempo, sem precisar passar horas pesquisando os mais variados portais públicos até encontrar a licitação certa.
Além disso, existem aqueles que oferecem possibilidades de análises, como mapeamento de mercado e recursos que se tornam ferramentas para vencer licitações. O Siga Pregão é uma dessas plataformas que podem te ajudar neste sentido. Clique e saiba mais.
Encontrei o edital certo para minha empresa, e agora?
Depois de pesquisar muito, finalmente você encontrou o edital perfeito para o produto ou serviço que você vende. Certo, mas o que fazer agora? Bom, antes de tudo, a dica número um é estudar a fundo todas as minúcias e exigências do documento, bem como a possibilidade real da sua empresa atender a todos os critérios descritos no objeto.
Essa avaliação deve ser muito criteriosa, pois qualquer deslize pode ser decisivo para a desclassificação da sua empresa. Portanto, fique atento e tenha certeza de que está apto a cumprir todas as exigências.
Depois deste estudo criterioso, basta cadastrar sua proposta. Lembrando que nem sempre o menor preço é fator decisivo para determinar a empresa vencedora. Além disso, colocar um valor muito abaixo do que é praticado pelo mercado pode prejudicar e muito o seu negócio. O ideal é ter estratégia e pé no chão.