AntecipaGov: tudo o que você precisa saber

Se você atua no mercado de vendas para o governo ou pretende atuar, precisa conhecer o AntecipaGov. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Economia, por meio do Comprasnet, sistema de compras do Governo Federal, que permite que fornecedores utilizem seus contratos como garantia para solicitar empréstimos e financiamentos. Difícil de entender? Fique tranquilo porque nós vamos explicar tudo para você.  

O que é AntecipaGov e como ele funciona

Em linhas gerais, o AntecipaGov é um portal que une fornecedores e agentes de crédito para antecipação de recebível. Por exemplo, se você participa de uma licitação e vence a disputa, haverá um contrato ou empenho entre sua empresa e o órgão público para que aquele produto ou serviço seja entregue e pago conforme edital. 

Esse contrato ou empenho poderão ser utilizados para fazer a antecipação de crédito. Ou seja, com um desses documentos você entra no Portal do AntecipaGov e solicita o crédito que pode ser de até 70% do valor do contrato. 

É muito importante destacar, porém, que essa possibilidade precisa constar no edital. Além disso, toda e qualquer solicitação de crédito deve passar por uma avaliação do órgão para somente então os agentes de crédito receberem o pedido. A partir disso é que serão oferecidas as condições para a antecipação do crédito. 

Desta forma, será possível ampliar a participação da sua empresa em pregões de nichos diferentes, já que haverá crédito disponibilizado pelo próprio governo para o investimento. 

Taxas e agentes de crédito

Mais de 10 agentes de créditos já estão credenciados no AntecipaGov. Veja quem são.

Ao escolher a proposta que melhor se encaixa no seu planejamento, será preciso criar uma conta na instituição de crédito escolhida para o recebimento do valor. 

Lembrando que, neste primeiro momento, essa antecipação de crédito só será possível com editais de órgãos federais. Além disso, o órgão tem até 5 dias úteis para avaliar se a empresa que está fazendo a solicitação se encaixa em todos os critérios estabelecidos. 

Se tudo estiver em conformidade, aí sim o pedido será enviado aos agentes de crédito para o início das propostas. E mais, todo o processo de solicitação deve ser feito de forma eletrônica, diretamente pelo Portal AntecipaGov.
Gostou e quer saber mais sobre o mercado de vendas para o governo? Então, fique atento às atualizações semanais do nosso Blog.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest