Para você que deseja vender seu produto ou serviço para o governo, mas não sabe como, temos uma ótima notícia. O Sebrae tem um curso totalmente gratuito para ensinar como são feitas as compras governamentais e você nem precisa sair de casa para isso, porque é tudo online. O curso de licitação do Sebrae tem o intuito de capacitar as micro e pequenas empresas para participar das diversas modalidades de licitações para os governos municipal, estadual e federal.
A capacitação é composta por cinco módulos que ensinam os princípios básicos de uma licitação, documentos necessários, modalidades de compras governamentais, cadastro no Portal de Compras do governo federal, como se preparar para participar de uma licitação, entre outros. A duração do curso é de três horas e o Sebrae emite um certificado online. Para acessar o curso de licitação do Sebrae clique aqui.
Por que entender sobre licitação?
O processo de licitação é muito simples. No entanto, há um grande número de empresas que são desclassificadas por não atenderem todas as normas descritas no edital ou por não enviarem os documentos necessários. São erros muito comuns que podem ser evitados com a leitura atenta a todos os requisitos e, principalmente, com as técnicas certas. Destacamos que não há segredo, mas existem metodologias que garantem o sucesso em um processo de licitação. Basta seguir os passos certos que você deixará os concorrentes para trás.
Vantagens para ME e MEI
Você sabia que Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEIs) possuem algumas vantagens em licitações públicas? Isso porque desde 2006 existe a lei 123/2006, que favorece a participação dessas modalidades em processos de licitação.
A ideia é tornar a concorrência mais equilibrada e dar chances para empresas com baixo faturamento poderem vender para o governo. Dessa forma, elas podem contribuir para o desenvolvimento econômico do país, uma vez que elas são as maiores geradoras de empregos. Entre os benefícios estão a simplificação das obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e facilidade de crédito.
Software para licitantes
Além do SEBRAE, há outras possibilidades em que você pode aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre licitações, como o Siga Pregão. Com ele você pode ter informações detalhadas sobre licitações públicas, além de ter à disposisição um software para te ajudar a vender para o governo e alavancar o faturamento da sua empresa.
Sobre o Siga Pregão
O Siga Pregão é a maneira mais prática para você vender para o governo. É um software que te ajuda na prospecção de oportunidades e procura as melhores cotações e pregões eletrônicos para você.
Como funciona
Através de algoritmos o sistema capta os preços praticados pelos seus concorrentes, analisa o mercado, monitora todas as atividades do processo de licitação e emite alertas para você não perder nenhum lance. Clique aqui e saiba mais sobre o Siga Pregão.
Blog Siga Pregão
No site do Siga Pregão você poderá acompanhar conteúdos específicos sobre licitação e pregões eletrônicos, além de dicas sobre como ganhar concorrências de forma simples e prática. Clique aqui e acesse os artigos do blog.