Você sabia que pode vender para o governo sem necessariamente ter que abrir uma empresa? Exatamente. Esse é o trabalho de um assessor de licitações públicas, o profissional que faz a ponte entre as empresas e o governo. Você quer entender como funciona esse trabalho, quem pode atuar como assessor de licitações e quanto é possível faturar atuando dessa forma no mercado? Então, você precisa ler esse conteúdo.
Nele, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e se preparar para entrar de cabeça nesse nicho. Curtiu? Então, caneta e papel na mão para não perder nenhum detalhe.
Assessor de licitações públicas: em que consiste esse trabalho
O trabalho de um assessor de licitações públicas é muito mais simples do que parece. Imagine um corretor de imóveis: ele conecta interessados em comprar ou alugar uma casa, por exemplo, com o proprietário do imóvel. Ou seja, ele faz a ponte entre essas duas pessoas e estabelece o melhor negócio para ambos. Com isso, ele pode ganhar um percentual desse negócio ou uma comissão pelo serviço prestado. O trabalho de um assessor de licitações é muito semelhante.
Veja, no Brasil existem hoje mais de 19 milhões de empresas abertas, mas somente 100 mil trabalham com licitações públicas. Um mercado que movimentou mais de 100 bilhões de reais só em 2020. Inclusive, esse dado refere-se somente ao Portal de Compras do Governo Federal. Ou seja, se somarmos as oportunidades de outros portais, este número, sem dúvida, aumentará significativamente.
Esse paralelo demonstra um nicho ainda muito pouco explorado. Isto é, ainda que existam milhares de empresas no país, são muito poucas aquelas que atuam com licitações.
O que isso significa para você? Bem, trabalhando como assessor de licitações você pode ter mais de uma empresa como cliente. Imagine você ganhando diferentes contratos para variadas empresas. Essa é a certeza de lucro e bons negócios.
Qual é o papel do assessor de licitações públicas
O assessor de licitações públicas é o responsável por fazer as conexões entre as oportunidades que são publicadas pelo governo – quase 3 mil por dia – com as empresas que contratam os serviços que ele presta.
Em linhas gerais, esse profissional vai analisar os editais que mais fazem sentido para o cliente que ele atende e vai colocar em prática técnicas e estratégias para vencer as disputas. Assim, caso a empresa que ele assessora ganhe o contrato, automaticamente ele também ganha o valor estabelecido inicialmente entre as partes.
Quanto um assessor pode ganhar
Isso vai depender muito do seu objetivo enquanto assessor. Você pode cobrar um percentual do contrato ganho, um valor mensal ou o percentual e o valor mensal juntos. Tudo vai depender do que você estabelecer com a empresa que você for representar.
Imagine que você ganhe um contrato de 10 milhões de reais e que o combinado com a empresa é que você recebe 3% deste contrato. Estamos falando de 300 mil reais só de comissão. Entendeu a dinâmica? Tudo vai depender de quanto e como você quer ganhar.
Quem pode trabalhar como assessor de licitações públicas
Qualquer pessoa pode trabalhar como assessor de licitações. O que você precisa ter em mente é que o seu instrumento de trabalho é o seu conhecimento. Ou seja, você precisa dominar as técnicas e estratégias do jogo para poder vencê-lo.
Todo processo depende de você, desde a publicação do edital até a homologação do contrato. Assim, para você ter sucesso atuando nesta área, os seus clientes precisam ter resultados.
Para isso, você precisa se preparar. E acredite, o caminho a ser percorrido é muito mais simples do que você imagina. Quer saber como e por quê? Conheça o Licitante Extremo e começa agora a trilhar a sua trajetória de sucesso.