Você já está por dentro das novidades do Sicaf? Você sabia que para cadastrar ou atualizar a documentação da sua empresa no Sicaf você não precisa mais do certificado digital? Sabe o que é o gov.br? Você quer aprender o passo a passo de como fazer o cadastro no Sicaf sem certificado digital? Então, caneta e papel na mão porque todas essas informações você vai encontrar neste artigo. Vamos lá?
Boa notícia para microempresas, empresas de pequeno porte e MEI
A partir de agora, microempresas, empresas de pequeno porte e MEI não precisam mais de certificado digital para credenciar ou atualizar os dados da empresa no Sicaf.
Na prática, isso significa que se você abrir um MEI agora, por exemplo, você já pode se cadastrar no Sicaf para participar de licitações públicas, como cotações e pregões. Tudo de forma muito mais desburocratizada.
Antes, era necessário ter um certificado digital, o e-CNPJ para pessoa jurídica, ou o e-CPF para pessoa física. Somente com esse certificado era possível fazer o credenciamento no Sicaf e, assim, participar do maior portal de compras públicas do País, o Portal de Compras do Governo Federal.
Além disso, o processo como um todo é mais demorado e envolve custos, pois é preciso pagar para ter o certificado digital. Agora, com essa novidade, isso não é mais necessário para microempresas, empresas de pequeno porte e MEI.
Cadastro no Sicaf sem certificado digital: como será a partir de agora
Agora, será necessário fazer um cadastramento no Gov.br, um portal do Governo Federal que unifica suas informações de pessoas físicas e jurídicas. Depois disso, basta se cadastrar no Sicaf e você já estará apto a ser um fornecedor do Governo.
Passo para o credenciamento no Gov.br
- Acesse o Gov.br e clique em “entrar”. Depois, clique em “Crie sua conta” e escolha a opção “Número do CPF”.
- Preencha os campos de CPF e Nome Completo. Em seguida uma nova aba será aberta com outros campos a serem preenchidos com seus dados. Feito isso, clique em “Avançar”.
- Agora, você deve escolher por onde você quer que seja feita a ativação da sua conta, se por email ou SMS. Assim, uma notificação chegará para você através de um dos meios escolhidos. Copie o código e cole no campo correspondente para avançar e cadastrar a sua senha.
Prontinho, o seu cadastro no Gov.br foi feito. Agora, basta colocar o seu CPF e senha para acessar a sua área de membros do portal do Gov. Ah, lembre-se de entrar em Privacidade e liberar os selos de confiabilidade.
Acessando o Sicaf
Antes de começarmos, é importante destacar que o cadastramento no Sicaf é totalmente gratuito, ok? Para acessá-lo, esteja logado no Gov.br para facilitar.
- Acesse o Portal de Compras do Governo Federal e procure pela opção Sicaf e depois clique em “Acessar o Sicaf”.
- Na página que abrir, escolha a opção Gov.br para a confirmação de contato. Basta preencher o que se pede e copiar o código que chegar em um dos meios e colar no campo.
- Depois do código validado, basta “Autorizar” o Sicaf a utilizar as informações do Gov.br.
- Já dentro do Sicaf, no canto superior direito vai aparecer a informação de que “para ter acesso às demais funcionalidades do Sicaf é necessário autenticação com o certificado digital de confiabilidade verificada”. Então, vá até o Gov.br novamente para fazer o gerenciamento de selos e escolher a melhor opção para fazer a sua validação, ou seja, a verificação da sua conta.
- Feita a verificação, volte ao Sicaf, logue novamente e altere os dados do responsável pelo cadastro como se pede. Nome e CPF já estarão preenchidos, portanto, preencha os demais campos solicitados.
Pronto, o seu cadastro no Sicaf sem certificado digital foi feito e você pode, finalmente, participar de licitações. Curtiu? Então, fique por dentro das atualizações semanais do nosso Blog.