Como começar um negócio sem dinheiro

Imagine um mercado em que você ganha dinheiro sem precisar investir em estoque, funcionários, aluguel e marketing. Imaginou e acha que isso não existe? Se você pensa assim é porque ainda não conhece o mercado de vendas para o governo. Então, que bom que você chegou até aqui, porque neste conteúdo você vai entender como começar um negócio sem dinheiro. É isso mesmo! 

Chegou a hora da virada de chave da sua vida e da sua empresa, ou futura empresa. Bora conferir? Boa leitura! 

Lucro sem investimento? Sim, é possível

Todo empresário planeja vender mais para aumentar o faturamento no final do mês, certo? Por isso, se alguém chega para ele e fala sobre um mercado que para lucrar não é preciso investir dinheiro, com certeza ele vai parar para ouvir, concorda? 

A verdade é que muitos empresários não têm ideia de que isso é possível e qual mercado é esse. Mas ele existe e se chama “vendas para o governo”. 

Façamos um exercício breve: imagine uma escola, com carteiras, cadeiras, materiais de papelaria, multimídias, produtos de higiene etc. Agora, pense como todos esses itens são adquiridos. Pois é, tudo é comprado pela administração pública por meio de licitações. Ou seja, empresas participam da disputa para se tornar um fornecedor do governo

E por que não você, com a sua empresa, se tornar este fornecedor?

Você só vai precisar de um computador com acesso a internet. Entenda como isso funciona nas próximas linhas. 

Vendas para o governo: Como começar um negócio sem dinheiro

Diferente do mercado tradicional, vender para o governo é sinônimo de lucro sem gastar praticamente nada para entrar nele. Como adiantamos acima, a sua ferramenta de trabalho será o computador com acesso à internet. 

Isso porque, o trabalho consiste em dominar as técnicas e estratégias do jogo para vencer o contrato, receber o empenho e somente então adquirir o produto de um fornecedor parceiro. Ou seja, você não precisa ter o produto em mãos.

Método VCL

Para quem está iniciando um negócio, aplicar o método VCL pode ajudar e muito sua empresa a crescer e faturar. Mas o que significam as siglas VCL?

V – A letra V vem de venda, significa como e onde acontece a venda.

C – Já a letra C, de compra, significa o momento certo de comprar, que como adiantamos é depois que você recebe o empenho.

L – E por fim, a letra L, de lucrar. Quando de fato você vai lucrar.

Veja, uma olhada rápida no Portal de compras do Governo Federal, o maior portal de vendas governamentais, já te dá um panorama das oportunidades diárias que são divulgadas, seja de cotação ou pregão eletrônico. Para se ter uma ideia, em média, são lançados cerca de 200 editais todos os dias. 

Trabalhe como assessor de licitações

O assessor de licitações públicas é o profissional especialista em compras públicas e todas as suas modalidades, entre elas o pregão eletrônico, procedimento feito 100% online e que permite a participação de qualquer lugar do país. 

O assessor é responsável por encurtar o caminho, facilitar o processo e ser uma ponte entre a empresa e a instituição que está demandando algum produto ou serviço. 

Ele “garimpa” as melhores oportunidades de acordo com o ramo de atividade do cliente e participa de todo o procedimento, como inscrição, proposta, determina o valor inicial, acompanha o pregão eletrônico, dá toda a assistência ao cliente até a contratação final. 

É um facilitador muito importante, pois muitas empresas querem, mas não sabem como começar a vender para o governo.

Curtiu o conteúdo? Então, fique ligado nas atualizações semanais aqui do Blog.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest