Como ganhar milhões no mercado de alimentos

Será que é possível ganhar milhões no mercado de alimentos? Com toda certeza, sim! Ficou curioso e quer saber como? Então, continue a leitura até o final. Neste conteúdo, vamos te contar tudo o que você precisa saber para faturar muito nesse segmento. 

Como ganhar milhões no mercado de alimentos vendendo para o governo

O mercado de alimentos no Brasil movimenta bilhões de reais por ano. Para entrar neste nicho, no entanto, é preciso estar disposto a fazer eventuais ajustes no seu negócio para que ele seja competitivo. Além disso, os ganhos podem aumentar significativamente se você atuar vendendo para o governo. Exatamente isso. 

Ser um fornecedor da administração pública é vantajoso em vários aspectos. Isso porque, diferente do mercado tradicional, você não precisa oferecer o seu produto ao cliente. Afinal, ele mesmo anuncia, diariamente, o quê, como e quando ele deseja comprar determinado item ou serviço.

Outra vantagem é que trata-se de um mercado ainda pouco explorado, ou seja, existem muito mais oportunidades na mesa do que empresas participando da disputa. Estamos falando de um oceano azul que, se bem aproveitado, pode significar uma virada de chave da sua empresa. 

Mas para faturar é preciso dominar as técnicas

Por meio das licitações públicas, o governo anuncia o que ele quer comprar e quais são as exigências e regras para a compra. Então, diariamente, diversos editais são publicados pelos órgãos para que as empresas se apresentem e participem da disputa. A verdade, no entanto, é que nunca foi e nunca será o jogo do preço. Quer entender melhor? Vamos te dar um exemplo:

Uma empresa participa de uma licitação, coloca o preço do produto lá embaixo, vence a disputa – mas, na hora da conferência – não possui um atestado de capacidade técnica, que foi anunciado via edital e é imprescindível para o órgão. Em suma, essa empresa, sem dúvida, será desclassificada e dará o lugar ao próximo da lista. 

Esta é apenas uma entre várias outras situações em que a empresa que venceu pode, na verdade, não levar o contrato porque descumpriu alguma exigência do edital. 

Por isso, dominar as técnicas é tão importante. Primeiro para que o exemplo citado acima não ocorra com você. Segundo porque você poderá contestar o resultado de um pregão caso verifique uma desconformidade. Mas para saber identificar tais falhas é preciso estudar. 

Conheça bem o mercado que você vai atuar

O mercado de alimentos é gigantesco. Portanto, você tem inúmeras opções de produtos para trabalhar. Imagine, por exemplo, o segmento de pescados. Além de pouco explorado, ou seja, com baixa concorrência, é um dos nichos mais vantajosos que existem em termos de faturamento. Mas para atuar nele é preciso saber como ele funciona. Isto é, quais são os preços praticados, como funciona o processo de armazenamento e logística, as exigências dos órgãos sanitários etc. 

Não quer abrir uma empresa? Trabalhe como assessor de licitações

O mercado de alimentos pode ser vantajoso não apenas para quem produz e fornece, mas também para quem atua como assessor de licitações. 

Isso porque muitas pessoas querem atuar no mercado de vendas para o governo, mas não querem ter que abrir uma empresa para isso. Então, elas trabalham fazendo a ponte entre os órgãos e as empresas. Assim, todos os trâmites, certames etc, são feitos pelo assessor que vai representar o negócio. 

Gostou do conteúdo? Então, fique atento porque semanalmente publicamos novos artigos por aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest