Em primeiro lugar, se você é Microempreendedor Individual (MEI) e acha que não pode participar de licitações públicas, saiba que suas chances são as mesmas de uma multinacional. Isso porque para concorrer você só precisa ter um CNPJ e é claro, saber todas as técnicas para vencer logo na primeira vez. Para você entender melhor, vamos explicar como participar de licitação como MEI.
Como participar de pregões e licitações como MEI
- Cadastre-se
O primeiro passo para você participar de uma licitação pública é fazer um cadastro no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), do governo federal. É por lá que você será “oficializado” como um fornecedor. Lá, você colocará todos os seus dados, como CNPJ e informações da empresa. Clique aqui para acessar o Sicaf.
- Acesse o Portal de Compras
Logo depois de feito o cadastro no Sicaf, é só entrar no Portal de Compras do governo federal, fazer um cadastro de fornecedor para ser habilitado a participar de licitações públicas. Lembrando que o cadastro para participar de licitações públicas como MEI é o mesmo que para uma grande empresa.
- Descubra licitações abertas
Tudo certo com o cadastro? Então é hora de buscar as licitações com inscrições abertas. O Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg) é um portal que reúne dados sobre licitações abertas, cadastro de fornecedores, registros dos contratos administrativos, entre outros. Clique aqui e saiba mais sobre como descobrir licitações públicas.
- Pregão eletrônico
Para empresas que querem participar exclusivamente de pregões eletrônicos, é necessário acessar o portal de compras governamentais. Lá é possível fazer o cadastro e ter informações sobre transparência. Mas atenção, porque a modalidade de licitação feita por pregão eletrônico permite que as empresas dêem lances online e em tempo real. Portanto, ganha a que oferecer o menor preço e que esteja habilitada para prestar o serviço ou oferecer o produto de acordo com as normas do edital.
Vantagens de participar de licitações como MEI
De acordo com a Lei Complementar 123/2006, os microempreendedores individuais têm uma oportunidade diferenciada no processo de licitações. Isso porque o governo federal quer incentivar a participação das pequenas empresas nas compras públicas para ajudar a alavancar a economia do país. Essa preferência acontece quando o vencedor da licitação não é um EPP ou ME. Neste caso, os pequenos empresários podem oferecer um lance com valor até 10% superior, que mesmo assim terão a preferência. No pregão eletrônico, o lance pode ser até 5% superior ao que ganhou.
Atenção ao valor
Esse benefício preferencial em licitações acontece quando os valores da compra são de até R$ 80 mil reais.
Não tenho MEI, mas quero abrir
Por fim, você pode abrir um MEI em apenas uma hora. Basta entrar no Portal do Empreendedor e fazer seu cadastro. É super simples e você poderá aumentar suas chances de faturar participando de pregões eletrônicos. Clique aqui e saiba como abrir um CNPJ em menos de uma hora.