Você já imaginou ter uma clientela que fala para você o quê, como e quando ela quer comprar e, todos os dias, oferece mais de 4 mil oportunidades diferentes para você vender para ela? Pois é! Isso é totalmente realidade no mercado de vendas para o governo, o mercado mais vantajoso que existe. Mas e aí, você quer aprender como encontrar essas oportunidades, como vender para o governo e lucrar muito sem precisar investir? Então, leia esse artigo até o final e fique por dentro do assunto.
O cliente que compra de tudo
Todos os dias, órgãos públicos de todo país anunciam o que eles precisam comprar via editais de licitações, que são publicados em diferentes portais de compras públicas.
Mas, afinal, o que o governo compra? Absolutamente tudo. Vamos te dar um exemplo para ficar mais claro. Imagine aí, na sua cidade, com certeza tem escola, certo? Muito bem, para a escola funcionar e receber os seus alunos é preciso que ela tenha condições para tal.
Então, serão necessárias mesas, cadeiras, materiais de escritório e de papelaria, produtos de higiene etc. Pois bem, como essa escola consegue adquirir todas essas coisas? Por meio das licitações públicas publicadas pelo órgão responsável.
Então, em suma, qualquer produto ou serviço pode ser comprado pela administração pública. Cabe aos fornecedores, portanto, cumprir as regras do edital e oferecer exatamente o produto descrito no objeto do documento por um preço competitivo para conseguir vencer uma disputa de lances.
Mas atenção! Preços competitivos não significa preço baixo. Mesmo porque, vencer uma licitação não é jogar o jogo do preço, mas da estratégia.
Como vender para o governo: procurando as oportunidades certas
Existem vários portais onde os órgãos anunciam o que querem comprar. Uns grandes, outros menores, uns pagos, outros gratuitos. Mas o portal que precisa estar no radar de quem está começando nesse mercado é o Portal de Compras do Governo Federal. Ele reúne mais de 90% das licitações abertas no país, além de ser um espaço totalmente intuitivo, ou seja, você não terá grandes dificuldades em navegar por ele.
E mais, ele é totalmente gratuito. Para participar das licitações contidas nele, porém, você precisa fazer um cadastro.
Passo a passo para procurar a oportunidade certa
No Portal de Compras do Governo Federal, vá até a opção “Fornecedor”. Depois, clique em consultas e, então, “Avisos de Licitações do Dia”. É neste espaço que estarão as oportunidades publicadas nesse dia.
Só para se ter ideia, é comum, por exemplo, que só neste portal sejam publicadas, por dia, mais de 400 licitações, sendo que dentro de cada uma delas possam haver mais de 10 itens que você pode vender com a sua empresa. Isso significa que dentro de um único portal você pode ter mais de 4 mil oportunidades. É muita coisa, né?
Como vender utilizando o Siga Pregão
Para que você não precise visitar cada um dos portais em busca da melhor oportunidade, você pode utilizar o Siga Pregão. Trata-se de uma ferramenta que reúne e filtra exatamente o que você precisa. Com ela, você consegue pesquisar licitações abertas, licitações já encerradas, concorrentes, itens que mais são comprados, entre outras informações.
Curtiu e quer saber mais? Então, acesse.