Já parou pra pensar como poderia ser o Brasil caso o governo fosse 100% digital? Veja, há 25 anos, ninguém conhecia a internet. Ter acesso rápido à informação sobre política, gastos públicos etc, não era uma realidade. Além disso, tudo era feito no papel, fazendo com que muitas leis fossem aprovadas sem conhecimento do público.
De lá para cá, muita coisa mudou. Hoje, a internet se popularizou e boa parte da população mundial tem um smartphone conectado à rede. Qualquer pessoa pode pesquisar sobre as leis do seu estado, cidade ou país e as mais variadas notícias sobre os órgãos públicos.
Além de bem informada, a população sabe bem quais são os seus direitos graças à internet. Conclusão, a cada dia que passa, as pessoas estão mais conectadas.
Mesmo com todo este avanço, a administração pública brasileira ainda carrega os problemas típicos de processos burocráticos, cheios de papéis e pouco tecnológico. Mas o Brasil se digitalizou, bem como as empresas, que já utilizam os recursos tecnológicos mais atuais. Ainda assim, falta muito para o Brasil ter um governo 100% digital.
Mas como seria um governo 100% digital
Imagina um país em que todos os registros, assinaturas, atos públicos, entre outros, fossem digitais. Se fosse assim, muito provavelmente você não perderia tanto tempo para se identificar a cada cadastro que precisa fazer, certo?
Vamos um pouco mais além. E se o sistema policial fosse digital, com ações e informações integradas com câmeras, registros etc. Muitos crimes poderiam ser solucionados mais rapidamente, não é? E quanto à votação. Já pensou votar pela internet? Se isso fosse possível, o número de abstenções cairia consideravelmente. Sem contar a velocidade da apuração, bem como a diminuição dos gastos públicos com as eleições.
Superando a era da desinformação
O grande desafio que precisamos enfrentar para superar a era da desinformação é a digitalização da confiança. Veja, no Brasil, as pessoas não confiam no governo. Assim como o próprio governo não confia nas pessoas. É por isso que existem tantas burocracias nos processos públicos: solucionar o problema da confiança.
Mas será que soluciona? Infelizmente, não. Elas só complicam cada vez mais a vida das pessoas. Por isso, o Siga Pregão acredita que a tecnologia pode ser a solução para restabelecer a confiança entre as partes criando um sistema realmente eficiente de prestação de serviços, centrado no usuário e que atenda ativamente às necessidades dos cidadãos.
O processo de digitalização dos serviços governamentais não é trivial e muitas vezes tem se confundido com a digitalização da burocracia. E para solucionar isso, regras e processos precisam ser redefinidos. O governo precisa eliminar a coleta desnecessária de dados e a duplicação das tarefas, tornando tudo muito mais acessível e transparente.
Imagine se existisse um portal do cidadão onde fosse possível ter acesso a todos os serviços públicos dentro de uma única ferramenta. Tudo integrado entre setor público e privado, até mesmo um histórico médico unificado, por exemplo. Bacana, né?
São situações que ainda não são possíveis, mas deveriam, e podem. Basta ações realmente práticas e eficientes para isso.
Gostou do conteúdo? Então, fique atento ao nosso Blog, pois semanalmente disponibilizamos artigos valiosos por aqui.