Uma das perguntas mais recorrentes no mercado de vendas para o governo é: Posso participar de licitações como MEI? Sem muita enrolação, já vamos te responder de cara: sim, você pode participar de licitações, dispensas eletrônicas e qualquer outra modalidade de licitação atuando com o seu MEI.
Agora, se você quer saber como, onde, quais as vantagens e porque começar neste mercado com o MEI, leia esse artigo até o final e tire todas as suas dúvidas. Vamos lá?
O que é e por que começar com o MEI
O MEI é uma abreviação de Micro Empreendedor Individual. Trata-se de uma empresa como qualquer outra, mas a grande vantagem é que é possível abrir de forma muito mais rápida e desburocratizada. Além disso, a abertura é totalmente gratuita.
Deste modo, por ser uma das maneiras mais simples e rápidas de começar um negócio, o MEI é uma aposta interessante para quem deseja entrar para o mercado de vendas para o governo. Com ele, é possível participar de todas as modalidades de licitação, como dispensas, pregões eletrônicos, entre outras. Entenda as diferenças entre elas.
Licitações como MEI: Vantagens de começar pelas dispensas eletrônicas
A grande diferença entre dispensa e pregão eletrônico está nas exigências. Veja, os pregões eletrônicos possuem um edital, que contém todas as habilitações, atestados de capacidade técnica e outras necessidades que sua empresa precisa atender para participar.
Enquanto que, as dispensas eletrônicas por serem compras mais urgentes, não exigem tantos documentos e habilitações. O processo é muito mais rápido e simplificado. Por isso, para quem está começando neste mercado, o ideal é dar o primeiro passo participando de uma dispensa eletrônica.
Para se ter uma ideia, existem dispensas, por exemplo, que são publicadas e acontecem no mesmo dia. Assim, no dia seguinte, o órgão faz o pedido de compra. Isso significa que você pode faturar por essa venda dentro de 15 dias, justamente por ser um processo mais rápido e desburocratizado.
Outra grande vantagem de participar de licitações como MEI e começar pelas dispensas eletrônicas é a possibilidade de testar e conhecer diferentes nichos e escolher o que melhor se encaixa ao que você espera. Ou seja, você pode vender produtos variados até encontrar quais são os mais vantajosos para o seu negócio.
Lembrando que quando se trata de vendas para o governo, não existe barreira geográfica. Isto é, você pode vender para órgãos públicos de todo o Brasil, basta fazer uma composição de preço estratégica.
Como participar de uma dispensa eletrônica como MEI
Para começar a vender para o governo através de uma dispensa eletrônica como MEI é preciso, inicialmente, que sua empresa tenha o cadastro no SICAF. A partir disso, as únicas exigências são as documentações que você já possui como microempreendedor.
Além disso, uma dica de ouro: não se limite a faturar o máximo permitido pelo MEI. É claro que é muito importante que você tenha um começo cauteloso para entender o mercado, ganhar musculatura e a partir disso alçar novos desafios. Mas projete sempre mais alto para que o seu negócio cresça cada vez mais.