Você sabia que agora é possível voltar atrás quando se dá um lance errado em uma licitação? Pois é, esta é uma grande novidade que vai ajudar aqueles que AINDA participam de licitações manualmente (Eu destaquei AINDA porque logo abaixo você verá uma solução que acaba com este problema).
Voltando à pergunta título, eu já vi acontecer algumas vezes a seguinte situação. Às vezes o responsável por dar o lance está no calor do momento e digita um número errado, um zero a menos. Para corrigir era um sacrifício, tinha que mandar e-mail, processo super burocrático.
Muitas vezes o pregoeiro não tinha como resolver e a empresa licitante perdia uma grande oportunidade, mesmo se tratando claramente de um problema de digitação. Aí não tinha choro. Essa novidade veio para resolver isso.
E como funciona? Depois de enviar um lance, você terá 15 segundos para excluir. Por isso é muito importante a atenção se você está dando o lance manualmente.
Manualmente porque, obviamente, com o robô de lances do Siga Pregão, isso se torna muito mais fácil de gerenciar. Ele é feito para impedir, entre outros, este tipo de falha.
+ Saiba mais sobre o robô de lances do Siga Pregão
Mas atenção: é possível utilizar este recurso apenas uma vez. Assim, ficar atento ainda é necessário quando se participa de um pregão de maneira manual.
Quer saber na prática como é que funciona? Eu gravei um vídeo participando de uma licitação em que eu ensino. Venha ver!
Em vídeo no Youtube, eu já havia falado sobre o mecanismo, que ainda estava em teste. Agora, o Governo atualizou a ferramenta e habilitou esta possibilidade, que já funciona no Compras Net, maior portal de compra do governo federal.
Quer saber tudo sobre as licitações públicas e começar a participar deste mercado que vale ouro? Conheça o método Licitante Extremo!