Por onde começar a vender para o governo?

Você conheceu há pouco o mercado de compras públicas, viu o quanto é vantajoso e quer saber mais sobre o assunto? Então, você veio ao lugar certo. Neste conteúdo nós vamos te mostrar por onde começar um negócio para vender para o governo. Vamos lá?

Para vender para o governo, o porte da empresa importa?

Absolutamente, não. Qualquer empresa, de qualquer tamanho e independente do tempo de existência, pode se tornar um fornecedor do governo. Inclusive, vender para o governo pode ser uma grande aposta para os microempreendedores individuais (MEI), já que essa modalidade de negócio é a mais fácil de se abrir para obter um CNPJ com baixo custo. 

O Sebrae é um excelente caminho para quem precisa de ajuda nesse processo. Nos postos de atendimento é possível receber as mais diversas orientações sobre como abrir um MEI ou qualquer outra modalidade de empresa. 

Também é possível acessar o Portal do Empreendedor e em poucos passos você mesmo pode abrir o seu MEI. 

Você não precisa correr atrás do governo porque ele anuncia o que quer comprar

Diferente do mercado tradicional, no mercado de vendas para o governo os órgãos públicos anunciam o que eles querem comprar via editais de licitação. Desse modo, você não precisa correr atrás do cliente para oferecer os seus produtos. O que você precisa fazer é encontrar a oportunidade certa e ter uma boa estratégia para vencer a disputa. 

Mas afinal, por onde começar um negócio para vender para o governo?

Se sua empresa for mais madura, consolidada no mercado, a orientação é que você comece no mercado de vendas para o governo participando dos pregões eletrônicos. Agora, se você abriu recentemente uma empresa, um MEI talvez, o ideal é começar pelas dispensas eletrônicas. Isso porque, as dispensas partem do princípio de um processo licitatório mais desburocratizado. Ou seja, as exigências de documentação feitas nos casos de pregões não são as mesmas feitas nas dispensas. 

Além disso, é uma excelente oportunidade para começar a ter um capital de giro e reunir atestados de capacidade técnica, que podem ser exigidos em outras modalidades de licitações. 

Como compor preço

Se você tem dúvidas sobre como fazer uma boa composição de preço dos seus produtos ou serviços, o Sebrae também pode ser um grande aliado nessa tarefa. Os postos de atendimento possuem consultores financeiros que vão te orientar como fazer análise de balanço para apurar índices, como analisar o edital para reunir documentos para habilitação etc. 

E aí, curtiu o conteúdo? Conta pra gente aí embaixo! 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Como descobrir licitações?

Se você quer expandir seu negócio e aproveitar as oportunidades que o governo oferece, descobrir licitações é o primeiro passo. Anualmente, o governo brasileiro gasta

Leia mais »
plugins premium WordPress