Você já parou pra pensar de onde vem todos os itens, produtos e serviços adquiridos pelo governo? Bem, tudo que é comprado pelos órgãos públicos vêm das licitações. Ou seja, o governo anuncia o que ele quer comprar, via edital, e as mais variadas empresas podem participar da disputa de lances e vencer o contrato. Neste conteúdo, nós vamos explicar a você como funciona o processo de compras dos órgãos públicos em detalhes.
Afinal, este é um dos mercados mais promissores que existem para quem deseja alavancar o seu negócio. Curtiu o tema? Então, boa leitura!
Toda empresa pode vender para o governo
Sim, é verdade. Seja você um MEI, uma EPP, ME, Eireli, não importa. Toda empresa, independente do porte ou tempo de existência, pode se credenciar para se tornar um fornecedor do governo.
Além disso, para atuar neste mercado você não precisa ter estoque, mão de obra ou espaço físico, por exemplo. O que você precisa é dominar as técnicas e estratégias do jogo e ter a documentação necessária e em dia, apenas isso.
Mas você não precisa ter uma empresa para atuar nesse ramo
Se você acha interessante o mercado de vendas para o governo, mas não gostaria de abrir uma empresa, você tem a opção de atuar como assessor de licitações. Trata-se do profissional especialista em compras públicas e todas as suas modalidades. De modo geral, ele é responsável por encurtar o caminho, facilitar o processo e ser uma ponte entre a empresa e a instituição que está demandando algum produto ou serviço.
Ele encontra as melhores oportunidades de acordo com o ramo de atividade do cliente e participa de todo o procedimento, como inscrição, proposta, determina o valor inicial, acompanha o pregão eletrônico e dá toda a assistência ao cliente até a contratação final.
O governo compra de tudo
A Administração Pública precisa comprar diversos itens e insumos para manter a máquina pública e os serviços essenciais funcionando. Imagine, por exemplo, hospitais, escolas, delegacias etc. Cada uma dessas áreas necessita de itens básicos para funcionar. Então, desde uma caneta até uma ambulância, tudo passa por um processo licitatório para que o órgão consiga adquirir o produto ou serviço.
Por dentro do processo de compras dos órgãos públicos
Para facilitar o entendimento sobre o processo de compras dos órgãos públicos, vamos utilizar um exemplo bem simples. Veja, quando você precisa ir ao mercado fazer as compras do mês, certamente você utiliza uma listinha. Então, quando você vai ao estabelecimento, você já sabe exatamente o que comprar e quanto mais ou menos de dinheiro você tem para gastar nessa compra, certo?
Essa é a mesma lógica para o mercado de compras públicas. O órgão tem um orçamento anual previsto e compra produtos e itens que ele necessita dentro desse orçamento.
No entanto, diferente de uma lista doméstica, que a gente vai ao mercado e compra, o governo anuncia o que ele quer comprar via editais publicados em diferentes canais de comunicação. Assim, empresas de todo país podem consultar as oportunidades lançadas e cadastrar suas propostas. Vence a empresa que tiver uma boa estratégia.
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