Se você chegou até aqui, certamente já sabe das vantagens em ter o governo como cliente e está buscando mais informações para alcançar cada vez mais resultados, certo? Então, seja bem-vindo ao Blog do Siga Pregão. Aqui, você vai saber tudo o que precisa para faturar alto vendendo para o governo. Neste conteúdo, vamos falar sobre qual certificado digital escolher, se o A1 ou o A3.
Agora, se você ainda não sabe o que é e para que serve o certificado digital, não se preocupe. Nós vamos te explicar tudo isso e mais: quais tipos de certificados existem e qual é o melhor para você e sua empresa. Boa leitura!
O que é o certificado digital
O certificado digital funciona como se fosse o RG do mundo digital. Ele serve para validar as suas informações e as informações da sua empresa em sites e portais. Além da validação, ele também serve para que você consiga fazer assinaturas de documentos de forma online.
Que tipos de certificado digital existem
Podemos dizer que existem dois tipos de certificados digitais diferentes: o de pessoa física e o de pessoa jurídica. O certificado digital de pessoa física é chamado de “e-cpf”. Enquanto o de pessoa jurídica, leva o nome de “e-cnpj”.
Ambos servem para validar informações. Com o e-cnpj, no entanto, além da validação, você também consegue emitir notas fiscais e cadastrar sua empresa para participar de licitações públicas, ou seja, vender para o governo.
Veja, dentro desses dois certificados, também existem dois modelos diferentes: o A1 e o A3. Entenda esses dois modelos a seguir:
Modelo A1
O certificado modelo A1 é um arquivo, um executável, que você instala no seu computador. Este modelo tem a validade de 1 ano.
Modelo A3
Já o modelo de certificado digital A3, é um dispositivo móvel, como um pendrive ou cartão eletrônico. A validade dele é de 1 a 5 anos.
Assim, a grande diferença entre esses dois modelos é que o A1 você pode instalar em vários computadores e dispositivos diferentes e validar suas informações muito tranquilamente. Já o modelo A3, você precisa necessariamente tê-lo em mãos para que você consiga realizar essa validação de dados. Ou seja, se você viajar, por exemplo, e esquecer de levar o dispositivo móvel, você não conseguirá validar suas informações.
Qual certificado digital escolher
Quando falamos em qual certificado escolher, precisamos dizer que: tudo vai depender de quanto você quer investir. O ideal, no entanto, é que você invista no certificado e-cnpj, modelo A1. Isso porque, com ele, além de participar de licitações, você vai conseguir emitir nota fiscal. Com o e-cpf, isso não é possível.
Já a escolha pelo A1 se dá pela comodidade. Afinal, você instala nos dispositivos que você utiliza e não precisa mais se preocupar.
Curtiu as dicas e quer saber mais? Abaixo listamos alguns links e materiais que vão te ajudar a sair na frente e faturar alto vendendo para o governo. Aproveite!
INFORMAÇÕES SOBRE CURSO DE VENDAS PARA O GOVERNO https://materiais.sigapregao.com.br/c…
Download: EBOOK “COMO VENDER PARA O GOVERNO – O GUIA DEFINITIVO” https://materiais.sigapregao.com.br/e…
ASSINE A FERRAMENTA SIGA PREGÃO PARA GANHAR LICITAÇÕES COM AGILIDADE https://www.sigapregao.com.br/