Você quer aprender como cadastrar proposta em uma licitação no Comprasnet, sistema que faz parte do maior portal de compras do país? Quer ficar por dentro do passo a passo e dos pontos que você precisa ficar atento? Então, leia esse artigo até o fim e bora faturar!
Cadastro no Sicaf
Antes de falarmos diretamente sobre o passo a passo para você cadastrar sua proposta e participar das licitações, é preciso lembrar que, para isso, é importante que você já tenha feito o seu cadastro no Sicaf. Se você ainda não fez, acesse aqui e faça agora mesmo.
Como cadastrar proposta em uma licitação parte 1
Com o credenciamento no Sicaf feito, você deve acessar o Portal de Compras do Governo e procurar pela opção Comprasnet. Então, você será direcionado para uma nova página, a do Comprasnet 4.0 e deverá clicar no ícone que diz: “clique aqui para acessar”.
Então, na aba de acesso que irá abrir, você deverá escolher a opção “fornecedor”, na setinha que fica na frente da palavra. Assim, aparecerão os campos de login e senha. Basta, portanto, preenchê-los.
Agora, se você já tem cadastro no Sicaf, mas ainda não criou um login no Comprasnet, clique na opção “Quero me cadastrar”, escolha “pessoa jurídica” e preencha com os dados da sua empresa que você utilizou para cadastrar no Sicaf. Depois, é só aguardar os dados para login e senha chegarão no seu email.
Como cadastrar proposta em uma licitação parte 2
Com o login e senha em mãos, acesse novamente o portal do Comprasnet para cadastrar sua proposta. Na página que abrir, vá em Serviços do Fornecedor, depois, Pregão Eletrônico.
Se na aba de Serviços do Fornecedor não aparece nenhuma opção, muito provavelmente você ainda não tenha habilitado essa opção de Pregão Eletrônico, por exemplo. Portanto, para habilitar, escolha “dados cadastrais Comprasnet” e em seguida “controle de usuário e opção por serviços”.
No nome do usuário que aparecer, clique em “administrador”, depois clique em cada uma das caixinhas para habilitar as modalidades de licitação. Confirme e atualize a página para ver as opções.
Como cadastrar proposta em uma licitação parte 3
Agora, vamos cadastrar uma proposta na opção Pregão Eletrônico. Clique em “proposta” e depois em “cadastrar”. Se você já sabe qual pregão vai participar, preencha o campo Código UASG, que é o código de identificação do órgão, e o número do pregão.
Assim que encontrar, clique em “incluir proposta” para preencher os campos com as informações do produto que você está vendendo.
Atenção a essa dica de ouro! Quando for preencher a marca do produto, nunca coloque “diversos” ou qualquer outra nomenclatura. Sempre preencha com as informações reais do produto.
Mais uma dica de ouro: Se no edital constar a informação de que você não pode colocar marca, modelo, fabricante etc. ele está se referindo ao campo de Descrição Detalhada do Objeto Ofertado. É neste local que essas informações não devem ser inseridas, isso porque tem um espaço específico para elas.
Agora, vamos preencher os campos de valores. Coloque o valor unitário do produto e em valor total, preencha com o valor unitário multiplicado pela quantidade que está sendo solicitada no edital.
Feito isso, agora é o momento de aceitar as declarações descritas ali, de acordo com a sua empresa. Depois, basta anexar sua proposta, habilitações e atestados exigidos. Prontinho, sua proposta foi cadastrada.
Curtiu? Então, fique atento às atualizações semanais do nosso Blog.