Se você chegou a esse conteúdo, muito provavelmente já esteja familiarizado ou interessado no mercado de vendas para o governo, certo? Mas é natural que no começo surjam dúvidas, como por exemplo: como encontrar e negociar com fornecedores? É por isso que você está no lugar certo. Neste conteúdo, Rodolpho dos Anjos, um dos maiores especialistas em licitações públicas do País, explica em detalhes o passo a passo para uma boa prospecção de fornecedores de produtos e serviços. Assim, antes de se cadastrar para participar de uma licitação, você saberá exatamente o que fazer para ter sucesso nesta disputa. Vamos lá?
Venda para o governo começando do zero
Antes de começar a atuar em qualquer mercado, é importante que você tenha metas muito bem traçadas, e no mercado de vendas para o governo isso não é diferente. Afinal, para ter sucesso é preciso planejar e isso inclui uma série de perguntas que você precisa se fazer para saber exatamente qual caminho trilhar.
Então, como encontrar e negociar com fornecedores será um segundo ou terceiro passo de todo esse processo.
É importante, por exemplo, que você tenha em mente quanto deseja faturar, quais objetivos você deseja alcançar com a sua empresa e quais nichos tem mais a ver com você e o seu negócio.
O diferencial desse mercado é que mesmo estando no começo você consegue faturar partindo do zero. E acredite, não é pouco.
Mas, para isso, você precisa ter a base do conhecimento para sair na frente. Este será o seu grande diferencial. Depois disso, você só vai precisar de um computador com acesso à internet. Exatamente. No mercado de vendas para o governo, você não precisa alugar um espaço, afinal, você não precisa de estoque.
Você também não vai precisar de mão de obra, nem mesmo investir em marketing. O que você precisa é ter conhecimento para dominar as regras do jogo e desenhar uma boa estratégia. E uma dessas estratégias passa pela prospecção de fornecedores. Quer entender melhor? Siga nas próximas linhas.
Como encontrar e negociar com fornecedores
Esta é uma etapa importante para você que está planejando entrar no mercado de vendas para o governo. Para entendê-la, vamos pensar no seguinte exemplo: suponha que você escolheu vender camisetas. Antes da venda, porém, você precisa pensar o tipo de material que essa camiseta será feita, a qualidade dela.
Também é preciso saber como o fornecedor se relaciona com o cliente, qual o prazo de produção e entrega deste produto, quais condições de pagamento o fornecedor oferece etc. Estas são perguntas que vão definir uma boa escolha, portanto, faça uma análise criteriosa.
Uma informação importante: diferente do mercado tradicional, em que você escolhe quais produtos oferecer para o cliente, no mercado de vendas para o governo é ele que anuncia, via edital, o quê e como ele deseja comprar. Assim, cabe a você participar da licitação seguindo exatamente o que diz na descrição do produto.
Isso é imprescindível para que você não seja desclassificado. E acredite: são pequenos deslizes que fazem com que muitas empresas sejam desclassificadas dos pregões. Portanto, atenção!
6 passos de como encontrar e negociar com fornecedores
Existem alguns passos que você deve seguir para ter sucesso na busca por um bom fornecedor. Considere, portanto:
- Marca
- Atendimento às especificações
- Estoque
- Prazo de entrega
- Reputação
- Forma de pagamento
Quer saber mais sobre esses passos? Então, dê um play no vídeo que o Rodolpho te conta tudo.