Para ter sucesso no mercado de vendas para o governo é importante que você tenha claro alguns pontos de atenção para não tropeçar nos pequenos detalhes. Por isso, neste conteúdo nós vamos te contar como garantir a entrega do produto ao órgão de forma eficiente. Conhecer os pontos cegos para administrá-los corretamente é imprescindível para que você ganhe credibilidade no mercado e consiga vencer grandes contratos.
Ficou curioso e quer saber mais? Então, boa leitura.
6 detalhes importantes sobre a entrega do produto ao órgão
Os pontos que abordaremos a seguir são importantes tanto para quem quer atuar com a própria empresa no mercado de vendas para o governo como para quem pretende prestar o serviço de assessoria de licitação para outras empresas. Portanto, tome nota.
Mas, veja, antes de chegarmos à entrega do produto ao órgão, passamos por várias outras etapas, isto é, a entrega é o final de todo o processo. Então, para que fique claro: começamos pela avaliação e estudo do edital, depois, pela prospecção de um fornecedor e cotação do produto. Em seguida, você compõe o seu preço com base nessa cotação, participa e vence a licitação. Então, aguarda o recebimento do empenho para somente aí realizar a efetiva compra. E, finalmente, chegamos à etapa de entrega do produto ao órgão.
Agora que você já sabe toda as etapas do processo, vamos aos seis pontos:
1 – Transportadora
Esse ponto de atenção começa lá atrás, quando você está prospectando um fornecedor. Isso porque, você precisa saber se esse fornecedor fará a entrega para você ou se você precisará contratar uma transportadora. Isso é um ponto de atenção porque se você participar de uma licitação antes de cotar uma transportadora, sua composição de preço será afetada.
Além disso, imagine, por exemplo, que sua empresa esteja em Brasília, o seu fornecedor em São Paulo e o seu cliente no Rio de Janeiro. Como realizar a entrega do produto atendendo todas as normas fiscais? Para otimizar o seu tempo, você pode destinar o produto direto para o órgão e o recolhimento dos tributos ficará a cargo da transportadora. Deste modo, o produto não precisa ir até você para somente depois ser enviado ao órgão. Pelo contrário, ele pode ir direto já acompanhado da sua Nota Fiscal. Ou seja, a triangulação de nota pode ser feita pela transportadora parceira. Lembrando, porém, que nem todas as transportadoras fazem esse trabalho, bem como, nem todos os produtos podem circular desta forma.
2 – Prazo da transportadora
O bom relacionamento com a transportadora é, também, o que vai assegurar a você a entrega do produto dentro do prazo. Então, priorize esse relacionamento. Além disso, você pode ter como base o método VCL. Entenda como ele funciona aqui.
3 – Prazo do fornecedor
O prazo do fornecedor é outro ponto imprescindível de atenção. Como deve funcionar? Vamos reforçar o que dissemos acima: Você estuda a licitação antes para então prospectar um fornecedor e cotar o produto. Ou seja, você precisa avaliar o prazo de entrega solicitado pelo órgão para saber, junto ao fornecedor, se o prazo de entrega dele vai atender o seu calendário.
4 – Prazo do órgão
Este é o prazo que deverá ser sua prioridade. Por isso, também é um importante ponto de atenção. Na verdade, o prazo da transportadora, do fornecedor e do órgão precisam estar alinhados. Cabe a você, portanto, fazer essa matemática para planejar todo o desenho da entrega do produto.
Além disso, esse alinhamento vai depender muito do relacionamento que você manter com essa tríade. Por isso, tenha isso como foco.
E aí, gostou de saber desses 6 detalhes e quer descobrir quais são os outros 2? Então, dê um play no vídeo e fique por dentro de tudo.