Como vender para todo o Brasil

Se você é empresário, imagine aumentar o seu faturamento sem ter custo com estoque, sem precisar contratar funcionário, sem investir em marketing. Já pensou? Agora, imagine você triplicar a sua receita com um modelo de negócio eficaz em um mercado em plena expansão. Isso é interessante para você? Então, você veio ao lugar certo. Neste conteúdo nós vamos te mostrar como vender para todo Brasil atuando com licitações públicas. Exatamente!

Ter o governo como o cliente é uma das apostas mais vantajosas do momento. Isso porque o governo anuncia o que ele quer comprar. Ou seja, você não precisa correr atrás dele para oferecer o seu produto como acontece no mercado tradicional. Cabe a você ter técnica e aplicar as estratégias certas para vencer as disputas e alcançar grandes contratos. Curtiu o assunto? Então, leia até o final e embarque na virada de chave do seu negócio.

Um mercado para todos

Antes de tudo é importante dizer que você pode vender para o governo com a sua empresa, como também representando outros negócios, o que chamamos de assessor de licitação. Veja, este mercado é praticamente um oceano azul, repleto de oportunidades. Por isso, tenha você uma empresa ou não, isso não é um obstáculo para você atuar neste nicho. 

Só para se ter uma ideia, o Brasil possui hoje 20 milhões de empresas abertas, mas apenas 400 mil estão neste mercado. Esses números demonstram que há, de fato, um vasto oceano para ser desbravado e você pode fazer parte disso.

Como vender para todo o Brasil: o mercado sem barreiras geográficas

É exatamente isso que você leu. Para atuar com licitações públicas não existem barreiras geográficas. Ou seja, você pode estar no Paraná e vender para um órgão do Acre, por exemplo. Se você quer saber como vender para todo o Brasil, saiba que você vai precisar, basicamente, de um computador com acesso à internet. 

Isso porque, toda a comunicação é feita por e-mail, inclusive a assinatura dos documentos. E lembre-se, ao vencer um contrato, você só vai acionar um fornecedor e fazer a compra do produto quando o governo lhe entregar o empenho daquele contrato, que é como se fosse um cheque. 

Para simplificar, imagine esse passo a passo:

  1. Avalie a licitação e se ela faz sentido para o seu negócio ou para o que você busca;
  2. Faça uma pesquisa de mercado para saber quanto vem sendo cobrado pelo produto em questão;
  3. Em seguida, faça uma composição de preço estratégica;
  4. Participe da disputa;
  5. Vença o contrato (com as técnicas e estratégias certas);
  6. Aguarde o empenho que deve ser feito pelo órgão;
  7. Compre o produto de um fornecedor, considerando os prazos de entrega;
  8. Entregue o produto ao órgão e lucre!

Este é o caminho, o que também chamamos de Método VCL. Mas você deve estar se perguntando: “Fala-se muito sobre técnica e estratégia, mas onde vou conseguir isso? Estudando, sem dúvida. E existem várias possibilidades para isso. Como o Licitante Extremo, por exemplo.

Dicas bônus

Uma dica importante: se você participar de uma licitação por item, você não precisa, necessariamente, participar de todos os itens daquele edital. Basta escolher o que melhor interessa a você e sua empresa naquele momento. 

Outra dica tão importante quanto a primeira: não é e nunca será o jogo do preço, mas sim, da estratégia. Veja, grande parte das empresas que vencem os contratos do governo não ganham por oferecer o menor valor no produto ou serviço. 

Elas saem vitoriosas porque possuem toda a documentação correta que o edital preconiza, ficam atentas aos concorrentes que não possuem tais exigências, oferecem o produto exatamente como o governo descreve e não perdem nenhum prazo. Viu? É bem mais simples do que parece. 

Se você curtiu o conteúdo e quer saber mais sobre o assunto, não perca as publicações semanais que publicamos por aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Como descobrir licitações?

Se você quer expandir seu negócio e aproveitar as oportunidades que o governo oferece, descobrir licitações é o primeiro passo. Anualmente, o governo brasileiro gasta

Leia mais »
plugins premium WordPress