5 desvantagens de ser MEI

Você está pensando em se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), mas está cheio de dúvidas sobre se realmente vale a pena? Bom, pesquisando por aí, você deve ter encontrado muitos conteúdos que exaltam as vantagens sobre essa modalidade de atuação, certo? Bem, de fato, o MEI veio para tirar milhões de brasileiros da informalidade e proporcionar a essas pessoas direitos até então não reconhecidos. Mas será que esta é a melhor escolha para você? Neste post, vamos te mostrar 5 desvantagens de ser MEI. 

Mas calma, nossa intenção aqui não é te desmotivar, ok? Pelo contrário. A ideia é que, munido de informações e conhecendo os prós e contras desta opção, você possa tomar a melhor decisão e iniciar um negócio com bases sólidas. Afinal, ações planejadas e estratégicas são os pilares para uma boa gestão. Então, vamos lá? 

Desvantagens de ser MEI; descubra agora

Toda escolha tem seus prós e contras, certo? Aqui, falaremos dos contras de ser um Microempreendedor Individual (MEI). Vamos ao top 5:

1 – Obtenção do alvará

Como MEI, você poderá emitir nota fiscal, mas, para isso, antes é necessário o alvará de funcionamento da prefeitura. Essa liberação pode ser lenta dependendo da cidade, o que poderá atrasar a venda dos seus produtos ou prestação de serviço.

2 – Apenas um funcionário

Dependendo do tamanho da sua empresa e/ou do crescimento dela isso pode ser um problema. Isso porque um MEI pode ter no máximo um funcionário. Por isso, mais uma vez, avalie se esta é a modalidade mais indicada para o seu negócio.

3 – Faturamento máximo

Esta é outra desvantagem do MEI. O faturamento anual nesta modalidade é de, no máximo, R$ 81 mil reais. Portanto, se distribuída pelos 12 meses do ano, essa renda representa cerca R$ 6.750 por mês. Logo, se o seu faturamento for maior, você não poderá ser optante do MEI.

4 – Contribuição tributária fixa

A contribuição tributária de um MEI é baixa, porém, fixa. Isso significa que independente se naquele mês você obteve renda ou não, o pagamento da contribuição é obrigatório.

5 – Limite de aposentadoria

Ao optar pelo MEI e realizar o pagamento mensal da contribuição tributária, a aposentadoria passa a ser garantida. A desvantagem, no entanto, é que o valor pago é de apenas um salário mínimo. A dica, portanto, é que você também invista em uma previdência privada.

Conheça a vantagem que não te contam

Bom, como dissemos acima, este post tem a proposta de te mostrar as desvantagens de ser MEI, já que muito provavelmente você já saiba bastante sobre as vantagens. Há um ponto positivo, no entanto, pouco falado, mas muito assertivo quando o assunto é faturamento, por isso, vale a pena te contar.

Você sabia que o MEI pode participar de licitações públicas? Exatamente! E com um único contrato você pode conseguir uma renda para todo o ano. O pregão eletrônico, inclusive, é uma aposta muito interessante. Isso porque ele é realizado 100% online e você pode participar de qualquer lugar do país, basta ter um computador com acesso à internet. 

É a forma mais fácil de lucrar sem investir em planos mirabolantes para fazer sua empresa ser conhecida, além de possuir condições diferenciadas para o Microempreendedor Individual. 

Quer saber mais? Então, Clique aqui e saiba como participar de uma licitação como MEI.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest