Você finalmente vai participar da sua primeira licitação. Leu tudo sobre o assunto, tem exatamente o produto ou serviço que o órgão precisa e está ansioso para faturar seu primeiro contrato. Mas aí, bate aquele receio: “E se eu for desclassificado logo de cara?”. Bom, há uma série de informações que você precisa deter para não correr esse risco. Não existe mágica. Para vencer uma licitação você precisa ter técnica, estratégia e planejamento.
Quer saber mais? Então, não deixe de ler o artigo.
Estude o edital para não ser pego de surpresa
Nenhum jogador entra em campo sem saber as regras do jogo e as condições do próprio time para vencer a partida. Com as compras públicas não é diferente. Para participar de uma licitação é imprescindível que você saiba de cor e salteado o edital que foi divulgado. Mais do que isso, você precisa entender, claramente, o que se pede, como se pede e quais critérios são exigidos ali.
A falta de um estudo prévio do edital é a razão pela qual muitas empresas são desclassificadas logo de cara. São pequenos detalhes que poderiam ser observados com uma leitura atenta, com organização e planejamento para o dia da disputa.
Além disso, com o edital na ponta da língua, você tem base e argumentos para questionar eventuais falhas dos seus adversários. Por isso, não durma no ponto. Se você realmente quer ter sucesso vendendo para o governo, estude e atente-se aos pequenos detalhes.
Tenha em mãos toda a documentação necessária
Como dito no tópico acima, se você tiver absorvido e compreendido verdadeiramente o edital, ter a documentação correta em mãos acaba sendo uma consequência. Ainda assim, nunca é bom contar com a sorte, não é mesmo? Afinal, a falta de qualquer documento incide na desclassificação automática da empresa.
Para não correr este risco, reúna tudo o que for necessário com antecedência. Se você está entrando no mercado agora, veja aqui os documentos necessários para participar de uma licitação.
Registre com antecedência a proposta nos portais de licitação
O horário limite para o registro da proposta de preços no sistema pode variar. Por isso, o ideal é que, tendo essa informação, você se organize para registrar a proposta com a maior antecedência possível. Afinal, imprevistos como falta de energia, internet, entre outras coisas, podem prejudicar completamente o ganho do seu primeiro contrato.
Atenção com as assinaturas
É muito comum que licitantes sejam desclassificados por divergências na assinatura dos documentos. Para evitar que isso aconteça, verifique, atentamente, cada página e separe a documentação que necessita da assinatura do responsável. Faça isso com antecedência
Se tudo estiver ok, chegou o grande momento de faturar seu primeiro contrato! Mas fique atento ao Portal de Compras do Governo. Lá, você tem as principais informações sobre licitações públicas.